Consulta Pública do Plano Municipal da Mata Atlântica

No dia Nacional da Mata Atlântica, Orleans divulga Consulta Pública do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

Hoje, 27 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica, um dos biomas mais biodiversos, mas também mais ameaçados do planeta. Pensando nisso, a FAMOR (Fundação Ambiental Municipal de Orleans) acaba de abrir Consulta Pública do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Para participar com sugestões, basta clicar no link que está abaixo e deixar seus comentários. O link ficará disponível durante 30 dias. Após este período o grupo técnico avaliará todas as sugestões e uma vez aprovada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o PMMA servirá como um guia para os gestores do município saberem onde é mais importante agir e quais são as melhores ferramentas para isso.

Para se ter ideia, O PMMA foi instituído pela Lei 11.428/2006, mais conhecida como Lei da Mata Atlântica, e também foi elaborado no município de Orleans de forma participativa, por um Grupo de Trabalho formado por representantes de órgãos públicos, instituições acadêmicas e sociedade civil. O plano dá uma visão do presente de nossas matas e um norte para um futuro que garanta a preservação de bens coletivo como a água, a regulação dos microclimas, a qualidade do solo e do alimento e as belezas que só a natureza consegue produzir.

Vale lembrar que a conservação dos ecossistemas da Mata Atlântica garantem a provisão de processos ecossistêmicos fundamentais para as populações e para as atividades econômicas, como: regulação do fluxo hídrico, da qualidade do solo e do clima; proteção contra a erosão e enchentes; provisão de recursos farmacêuticos e alimentícios; polinização de culturas agrícolas; decomposição e ciclagem de nutrientes; controle das populações de organismos vetores de doenças; além de abrigar patrimônios histórico-culturais e locais de beleza cênica com potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. Com as previsões de temperaturas médias mais altas, secas mais intensas e chuvas torrenciais mais frequentes e concentradas derivadas das mudanças climáticas – hoje um fato científico – a proteção dos processos ecossistêmicos torna-se ainda mais urgente.

Participe você também. Acesse já o PMMA de Orleans:

Acesse o link abaixo, e colabore com o PMMA de Orleans!

Formulário da Consulta Pública