Por FAMOR

FAMOR habilita acesso público ao Mapa de Infrações Ambientais de Orleans

Com o objetivo de dar mais visibilidade e transparência ao trabalho da FAMOR, foi desenvolvido internamente o Sistema de Mapeamento de Infrações Ambientais, agora com acesso público.

A fiscalização ambiental inicia-se no momento em que a FAMOR toma ciência da infração, seja via denúncia ou flagrante em rota. Posteriormente, a equipe da FAMOR vistoria o local da suposta infração, a fim de constatar a veracidade. Se procedente, conforme o caso, o infrator receberá as sanções administrativas cabíveis e se dará início ao Processo Administrativo.

O Mapa de Infrações Ambientais contém todas as infrações procedentes, por período, a partir do ano de 2019, do município de Orleans, com ícones que distinguem a natureza da infração ambiental, permitindo que a população perceba quais infrações ocorrem com mais frequência e quais regiões da cidade enfrentam os piores problemas.

Ícones do Mapa de Infrações Ambientais

O Mapa de Infrações Ambientais do ano de 2019 está finalizado e disponível na aba Fiscalização do site da FAMOR. O de 2020 também está disponível e será atualizado durante o ano, conforme constatadas as infrações ambientais.

Mapa de Infrações Ambientais do ano de 2019

A fiscalização ambiental é necessária para reprimir e para prevenir a ocorrência de condutas lesivas ao meio ambiente. Ao punir aqueles que causam danos ambientais, a fiscalização ambiental promove a mudança de ideia e comportamento. A aplicação de multas, apreensões, embargos, notificações, etc., visa desencorajar não só os indivíduos punidos de cometer futuras infrações, mas também outros que possam cometer infrações ambientais. Participe! Fiscalize! Denuncie!

Supressão de vegetação nativa e queima em Área de Preservação Permanente (curso hídrico)