Apreensão de Aves Silvestres em Cativeiro Clandestino em Orleans/SC

FAMOR realiza operação de apreensão de pássaros silvestres junto à Polícia Civil de Orleans/SC

A Polícia Civil de Orleans recebeu denúncia de suposto cativeiro clandestino de aves silvestres, na localidade do bairro Santista do município. A denúncia foi encaminhada a FAMOR, que, na data de 24 de Junho de 2021, realizou a operação de apreensão.

No local indicado na denúncia, foram encontradas 26 aves silvestres em condição insalubre, a maioria sem registro ambiental e algumas com anilhas adulteradas, configurando maus-tratos contra os animais. Dentre as aves encontradas foram identificadas as seguintes espécies: Canário-da-Terra, Curió, Trinca-Ferro, Azulão, Tico-Tico, Pintassilgo e Coleiro. Inclusive, o Curió consta na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção.

FAMOR e Polícia Civil realizam apreensão das aves
Aves apreendidas

O infrator já havia respondido processo administrativo anteriormente pelo mesmo motivo, configurando assim, reincidência da infração. Na operação realizada no ano de 2019, foram apreendidas 37 aves silvestres nas mesmas condições.

As aves passaram por avaliação de um médico veterinário, que atestou quais estavam aptas para voltar a natureza e quais precisam de maiores cuidados. No dia 25 de junho a equipe da FAMOR realizou a soltura dos animais em condições. As aves que não estavam em condições de voltar à natureza serão encaminhadas a um local adequado para que sejam reabilitadas.

Foi instaurado um processo administrativo, bem como lavrado um Auto de Infração Ambiental em nome do infrator, que irá responder pelo crime de maus-tratos e por manter as aves em cativeiro sem autorização ambiental, conforme Arts. 24 e 29 do Decreto Federal n.º 6.514/2008, o valor da multa será mensurado levando em consideração os indivíduos ameaçados de extinção e a reincidência da infração. A Polícia Civil instaurou um Termo Circunstanciado e o Instituto Geral de Pericias (IGP) realizou perícia para atestar as condições dos animais e das gaiolas.